O marcionismo é uma heresia, mas entendo por que Marcião a elaborou.

Desgostoso com o mal que assola o mundo e lutando com formas confusas como Deus é apresentado nas Escrituras, o teólogo do segundo século fatiou a Bíblia a seu gosto, excluindo todo o Antigo Testamento e, até mesmo, parte do Novo. Não posso aceitar o projeto de edição de Marcião, mas certamente percebo a tensão que o levou a desenvolvê-lo: o Antigo Testamento é difícil, cheio de histórias e pessoas complicadas. De muitas maneiras, seria mais fácil ir para fora do cânon a fim de escapar com segurança de suas passagens estranhas e sombrias.

Suspeito que o produto final de Marcião possuía uma clareza de que a versão integral francamente carece. Mas também suspeito que isso deixaria os cristãos muito menos equipados para lidar com a ambiguidade moral que não podemos eliminar do passado de nossa sociedade - ou de seu presente.

Este tem sido um tempo de iconoclastia. Os protestos desencadeados pela morte de George Floyd nas mãos de policiais de Minneapolis pegaram o impulso catártico de manifestações anteriores contra a brutalidade policial e a desigualdade racial. Os manifestantes exigiram a remoção de estátuas e bandeiras confederadas - ou, em muitos casos, simplesmente as vandalizaram. Então, o escrutínio aumentou. Há apenas três anos, o presidente Donald Trump foi amplamente ridicularizado por sua reflexão de que iconoclastas progressistas eventualmente perseguiriam George Washington ou Thomas Jefferson. Este ...

Subscriber access only You have reached the end of this Article Preview

To continue reading, subscribe now. Subscribers have full digital access.

The Lesser Kingdom
A prophetic, eclectic, and humble take on current issues, public policy, and political events with thoughts on faithful engagement.
Bonnie Kristian
Bonnie Kristian is a columnist at Christianity Today and deputy editor at The Week. She is the author of A Flexible Faith: Rethinking What It Means to Follow Jesus Today (2018) and Untrustworthy: The Knowledge Crisis Breaking Our Brains, Polluting Our Politics, and Corrupting Christian Community (2022).
Previous The Lesser Kingdom Columns: