O conhecido filho de um pastor pentecostal foi preso pela polícia federal e acusado de fraude financeira envolvendo criptomoedas. Patrick Abrahão, de 24 anos, promoveu seus esquemas de investimento para seguidores dele e de seu pai no Instagram, chegando a certa altura a prometer retornos anuais de 300%. Então, parou de pagar os investidores, enquanto Ivonélio Abrahão da Silva, fundador do Movimento Internacional Restaurando as Nações, procurava tranquilizá-los, dizendo que estava tudo bem. Pai e filho foram ambos apoiadores proeminentes de Jair Bolsonaro.

Nicarágua: Presidente fecha organizações cristãs sem fins lucrativos

O presidente Daniel Ortega suspendeu 2.600 organizações sem fins lucrativos na Nicarágua, em 2022, entre elas um orfanato, uma associação de teólogos e muitas outras organizações cristãs. Ele começou a reprimir as críticas em 2018, quando a polícia matou mais de 300 estudantes que protestavam, no conflito mais mortal que o país já viu desde a Guerra dos Contras. Em 2021, Ortega foi reeleito com vitória esmagadora, após prender oponentes e dissolver partidos de oposição. O governo barrou a entrada da imprensa estrangeira no país, rotulou integrantes da Igreja Católica de “golpistas”, prendeu vários padres, fechou estações de rádio religiosas e começou a perseguir organizações sem fins lucrativos. A enteada do presidente, que o acusou de abuso sexual em 1998 e cortou relações com ele, disse que Ortega está travando “uma guerra contra a verdade”.

Haiti: Oferece-se recompensa por sequestradores de missionários

O governo dos Estados Unidos diz que está “impondo consequências” aos três haitianos que lideram a quadrilha que sequestrou 17 missionários anabatistas, em 2021. Antony Blinken, secretário de Estado, anunciou que o governo dará 1 milhão de dólares por informações que levem à prisão de Joseph Wilson, conhecido pelo nome de Lanmò Sanjou; Jermaine Stephenson, também conhecido como Gaspiyay; e Vitel'Homme Innocent. A gangue 400 Mawozo sequestrou 17 missionários americanos e canadenses durante uma visita a um orfanato haitiano. Cinco foram libertados, possivelmente após o pagamento de resgate, e 12 escaparam, após dois meses. Especialistas dizem que a gangue haitiana tem uma influência política crescente.

Article continues below

Boletins gratuitos

Mais boletins
Estados Unidos: Documento evangélico histórico em exibição

Uma cópia rara de um documento do Segundo Grande Despertarmento, que se pronunciava em defesa do “cristianismo evangélico simples”, está atualmente em exposição na Abilene Christian University, no Texas. A Declaração e Discurso de Thomas Campbell, publicada em 1809, é considerada um marco na história cristã americana. O documento rejeita os credos e as denominações e encoraja a unidade da igreja, através da “generosa liberalidade dos amigos sinceros do cristianismo genuíno”, bem como um compromisso com os fundamentos da fé. O autor e seu filho, Alexander, mais tarde uniram seu trabalho ao do revivalista de Cane Ridge, Barton W. Stone, formando o Movimento Stone-Campbell, que deu origem às Igrejas de Cristo, à Igreja Cristã Independente e aos Discípulos de Cristo. Existem apenas seis cópias restantes da Declaração.

Dinamarca: Democratas cristãos consideram se retirar da política

Um partido pró-vida de 51 anos não conseguiu nenhuma cadeira no parlamento dinamarquês, nas eleições de outono, obtendo apenas 0,5 por cento dos votos. Os democratas cristãos não vencem uma eleição nacional desde 2005, e a liderança do partido está considerando a possibilidade de se retirar completamente da política nacional. O aborto é irrestrito no primeiro trimestre da gravidez na Dinamarca, e permitido por uma ampla variedade de razões depois dessa fase.

Nigéria: Realização do primeiro festival nacional de hinos

O artista de reggae gospel, Buchi Atuonwu, organizou o primeiro festival nacional de hinos da Nigéria. Equipes de louvor e coros da Evangelical Church Winning All, da Fraternidade Pentecostal da Nigéria, da Igreja Católica e das igrejas Holiness de “vestes brancas” se reuniram na Universidade de Lagos para competir pelo prêmio máximo de 2 milhões de nairas nigerianas (cerca de 4.500 dólares). Atuonwu também montou um coro ecumênico de 2.022 vozes, para demonstrar a unidade da igreja. Ele disse que os grandes hinos que sustentam a fé devem ser celebrados.

Article continues below
Iraque: Cristão é morto em Bagdá

Um trabalhador humanitário cristão dos EUA foi morto a tiros, quando estava no carro, perto de sua residência, em Bagdá. Stephen Troell, professor do Global English Institute, foi atingido por um carro e depois morto por atiradores que estavam em outro carro, de acordo com a polícia local. Sua esposa e seu filho estavam com ele, mas não ficaram feridos. Ninguém reivindicou a autoria do ataque. Os ataques a estrangeiros são raros no Iraque, desde a derrota do Estado Islâmico, em 2017. O atual governo iraquiano — empenhado em reformar o sistema político estabelecido após a invasão dos EUA — recebeu recentemente uma moção de confiança no parlamento.

Rússia: Bíblias chinesas são distribuídas em Moscou

A organização Bibles for China distribuiu 50 mil Bíblias em chinês para igrejas em Moscou. O grupo tinha a princípio planejado distribuí-las no lado russo da fronteira Rússia-China, com a esperança de que alguns trabalhadores migrantes, empresários e compradores da China as aceitassem e, assim, as Escrituras chegassem a lares chineses. A pessoa-chave para a distribuição planejada fugiu da Rússia, no entanto, quando o governo começou a recrutar pessoas, em outubro, para lutar na guerra com a Ucrânia.

Hong Kong: Pastor é condenado por registrar depoimento em processo judicial

Um pastor foi condenado por sedição e sentenciado a um ano de prisão. Garry Pang Moon-yuen foi preso, depois de assistir ao julgamento de uma ativista que organizou uma vigília para lembrar o Massacre da Praça da Paz Celestial e de aplaudi-la no tribunal. As autoridades dizem ter encontrado vídeos no YouTube que mostram Pang tentando incitar a rebelião contra o governo. Pang, que já liderou a Oxford Chinese Christian Church na Inglaterra, vinha atuando no registro de depoimentos em processos judiciais. Ele argumenta que a polícia e os tribunais estão usando a antiga lei britânica e a recente Lei de Segurança Nacional para esmagar a dissidência democrática e garantir o aumento do controle autoritário.

-

[ This article is also available in English español, and Français. See all of our Portuguese (Português) coverage. ]