Jump directly to the Content

News&Reporting

IHOP corta relações com Mike Bickle por “comportamento inadequado”

O fundador da International House of Prayer (Casa Internacional de Oração) admitiu, no início de dezembro, seu envolvimento com “má conduta no passado”.
English简体中文繁體中文
IHOP corta relações com Mike Bickle por “comportamento inadequado”
Image: Mike Bickle

Os líderes da International House of Prayer (Casa Internacional de Oração), influente grupo evangélico carismático de oração e de missões, com sede em Kansas City, anunciaram na sexta-feira, 22 de dezembro, que cortaram os laços com o fundador Mike Bickle.

No final de outubro, um grupo de ex-líderes da IHOPKC acusou Bickle de envolvimento em um padrão de suposta má conduta sexual como clérigo. No início de dezembro, Bickle admitiu seu envolvimento em alguns comportamentos impróprios no passado, mas disse que muitas das acusações contra ele eram falsas.

“Com o coração bem pesado, quero expressar o quanto estou profundamente triste por meus pecados passados terem levado a tanta dor, confusão e divisão no corpo de Cristo nesta hora”, disse Bickle em uma declaração on-line. “Infelizmente, admito que, há mais de 20 anos, pequei ao me envolver em um comportamento inadequado — minhas falhas morais foram reais.”

Na sexta-feira (22), a IHOPKC anunciou que Bickle não fazia mais parte do grupo.

“Desde que assumiu a gestão da crise, o Comitê Executivo recebeu novas informações que agora confirmam um nível de comportamento inadequado por parte de Mike Bickle, que exige que a IHOPKC se separe dele de modo imediato, formal e permanenteme”, disse Eric Volz, porta-voz e consultor de gestão de crises, em um vídeo publicado no YouTube.

Volz disse que os líderes da IHOPKC não tinham permissão para compartilhar detalhes sobre a suposta má conduta de Bickle, afirmando apenas que uma investigação sobre as acusações feitas contra ele está em andamento.

O porta-voz também anunciou que Stuart Greaves, diretor-executivo da IHOPKC, havia se demitido sem fornecer nenhum motivo aparente para isso.

Há muito tempo Bickle tem sido uma figura influente nos círculos cristãos carismáticos. Um dos primeiros líderes do movimento Vineyard, ele se separou do grupo, na década de 1990, por causa da teologia e de conflitos com seu fundador, John Wimber, e outros líderes. Bickle talvez seja mais conhecido por ter fundado a IHOPKC, que começou em 1999, com a prática de realizar orações 24 horas por dia, sete dias por semana, e mais tarde se tornou um movimento missionário.

Bickle também foi um líder da Nova Reforma Apostólica, que enfatiza a ideia de que a igreja deve ser liderada por profetas e apóstolos dos dias de hoje.

Os líderes da IHOPKC divulgaram um relatório inicial em novembro, levantando dúvidas sobre as acusações feitas contra Bickle, com base em uma análise interna. Mas, no início de dezembro, Volz anunciou que a IHOPKC havia contratado o Lathrop Group para investigar o caso mais a fundo. A IHOPKC, que está pagando por esse serviço e assinou contrato com o Lathrop Group, alega que a investigação é independente.

Volz disse que a decisão de cortar relações com Bickle mostra por que é necessária uma investigação independente. Ele também disse que os líderes da IHOPKC se comprometeram a “implementar toda e qualquer mudança necessária nas políticas, nos procedimentos e na cultura da igreja, para garantir que a IHOPKC não volte mais a trilhar esse caminho difícil”.

Os advogados das supostas vítimas de abuso, entre eles o advogado Boz Tchividjian, dizem que querem a verdade sobre as acusações, mas não acreditam que a investigação do Lathrop Group será independente. Eles citam uma declaração que se encontra no site da empresa, na qual esta se vangloria de seu trabalho para defender grupos religiosos que lidam com acusações de abuso.

Enquanto isso, a CT fez uma reportagem em dezembro sobre como as acusações contra Bickle abalaram os evangélicos no Brasil, país em que ele e seu movimento de oração têm um grande número de seguidores, e forçaram uma conversa sobre como as igrejas brasileiras lidam com o abuso.

-

[ This article is also available in English 简体中文, and 繁體中文. See all of our Portuguese (Português) coverage. ]

April
Support Our Work

Subscribe to CT for less than $4.25/month

Read These Next

close