A época do Natal está chegando! Para meus filhos, isso significa a expectativa dos presentes. Acho que eles começam a fazer suas listas no dia 26 de dezembro do ano anterior. Eles ficam ansiosos e por meses e meses falam sobre os presentes do próximo Natal.

Quando os presentes finalmente chegam, são recebidos com diversas reações — algumas mais entusiasmadas do que outras. Mas a única coisa que nunca falha é esta: depois de cerca de uma hora, meus filhos estão fazendo algo completamente não relacionado aos presentes pelos quais esperaram durante o ano inteiro. Em última análise, os presentes deste mundo, ainda que maravilhosos, não nos satisfazem. Eles nos deixam querendo algo mais. Mas há um presente que verdadeiramente satisfaz. Um presente que continua sendo oferecido. Um presente que nunca nos decepcionará, que nos sustentará e que estará sempre disponível para nós. Esse presente é Jesus, a Luz do Mundo.

Isaías profetiza sobre um bebê que salvará o mundo. Este anúncio surpreendente foi feito a um povo rebelde, numa época de trevas. Havia guerra e apreensão. Não havia paz a ser encontrada. As trevas eram palpáveis e iam além até mesmo das circunstâncias em que Israel se encontrava. As trevas que experimentavam também eram de natureza espiritual; é a escuridão que todos experimentamos antes de conhecermos o Salvador.

Jesus cumpre as promessas do Antigo Testamento sobre a luz vindoura de Isaías 9.2: “O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.”

Essa era a promessa das boas-novas tanto para Israel quanto para nós hoje. A Luz do Mundo veio e, se a seguirmos, também andaremos na luz — teremos a luz da vida (1João 1.7; João 8.12). Não precisamos temer a destruição, pois recebemos a luz e a verdade, e não andaremos mais nas trevas. Podemos ser honestos e vulneráveis. Não há necessidade de nos escondermos de Jesus — não conseguiríamos, mesmo que tentássemos —, pois ele veio para nos trazer luz e alegria. A profecia de Isaías vai além da luz, vai até a vitória. Haverá vida gloriosa, alegria e vitória para o povo de Deus (Is 9.3-5). E recebemos tudo isso porque “um menino nos nasceu, um filho nos foi dado” (v. 6).

Boletins gratuitos

Mais boletins

Os problemas do antigo Israel são os mesmos que temos hoje: rebeldia, guerra, ira e conflito. A escuridão é a mesma. E, se entendermos isso, a dádiva e a beleza da luz ficarão muito mais brilhantes.

Todos nós precisamos da esperança do Natal — a esperança de um bebê que nasce para trazer uma grande luz. Todos nós precisamos de Jesus tanto quanto o antigo Israel precisava, tanto quanto toda a humanidade precisa. Igualmente. Cada um de nós. Você e eu precisamos de Jesus, hoje, amanhã e sempre. Podemos apreciá-lo e viver com ele na luz, aqui e agora.

Trillia Newbell é autora de vários livros, entre eles 52 Weeks in the Word. Ela apresenta o programa de rádio Living By Faith e é diretora de aquisições da Moody Publishers.

-

[ This article is also available in English español Français 한국어 Indonesian, and русский. See all of our Portuguese (Português) coverage. ]