Desde seu lançamento em novembro passado, centenas de milhões de pessoas já usaram o ChatGPT para planejar itinerários de férias, obter ajuda para codificar melhor, criar mashups [junção] de músicas da cultura pop e aprender detalhes mais sutis de suas crenças.

Durante anos, os cristãos pesquisaram no Google suas questões teológicas, em busca de artigos escritos por seres humanos que respondessem a perguntas sobre Deus e sua Palavra.Agora, as pessoas podem fazer essas perguntas para chatbots de IA.De que modo essas ferramentas para processamento de linguagem natural, como o ChatGPT, mudarão a forma como interpretamos a Bíblia?

Oito especialistas em IA de todo o mundo — e o próprio ChatGPT — opinaram sobre essa questão.

Pablo A. Ruz Salmones, CEO, X eleva Group, Cidade do México, México

João 17.17 diz: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (ESV). Assim, interpretar a Bíblia é, em grande medida, a busca da Verdade. Modelos de linguagem grande (LLMs) como o ChatGPT não têm, por definição, uma fonte de verdade; simplesmente este fator não está no modelo — daí porque, às vezes, eles inventam coisas e extrapolam. Eles são incapazes de encontrar a verdade, de modo que, mesmo quando tropeçam nela, são incapazes de reconhecê-la como tal.

Assim, ao ler o que é produzido sobre a Bíblia a partir de um LLM, devemos entender que tal resposta não vem de sua busca pela verdade dentro da Palavra de Deus, mas sim de uma mistura de “regurgitação” e extrapolação — também conhecida como algoritmos — do que outros disseram. Como resultado, o ChatGPT não pode, por si mesmo, oferecer uma nova interpretação da Bíblia; em vez disso, uma pessoa que consulta o ChatGPT pode encontrar na resposta do chatbot uma nova maneira de interpretar a Bíblia, do mesmo modo como pode encontrá-la em uma resposta proferida por um papagaio. Por repetir o que outros dizem, o papagaio acaba falando a verdade, mesmo que não saiba que o fez.

Suman Kumar Polepaka, fundador da BibleMate, atualmente com sede em Munique, Alemanha

Modelos de texto generativo de IA, como o ChatGPT, estão transformando a forma que buscamos respostas para questões teológicas. Os dias de pesquisa no Google e leitura de artigos intermináveis estão contados. Em vez disso, os chatbots de IA oferecem respostas instantâneas, claras e confiáveis, compiladas a partir de uma vasta gama de textos, livros e artigos. Características como conveniência, agilidade e natureza interativa fazem dessas ferramentas um recurso obrigatório.

Article continues below

Boletins gratuitos

Mais boletins

Elas podem até mesmo aprimorar o estudo bíblico individual, fornecendo interpretações instantâneas e diversificadas, bem como o contexto de qualquer passagem. Mas aqui está o problema: o ChatGPT, sendo um modelo para uso geral, pode carecer de precisão teológica ou bíblica. Seu objetivo não é promover um relacionamento pessoal com Deus nem nutrir o crescimento espiritual.

Isso me levou a criar o BibleMate, uma alternativa baseada no ChatGPT. A missão do BibleMate é fornecer respostas biblicamente precisas e guiar os usuários em sua caminhada de fé. Trata-se de garantir que a IA não ofereça informações apenas, mas contribua de forma significativa para o crescimento espiritual. Este projeto ainda está em seus estágios iniciais e estou animado para acompanhar a sua evolução.

Ang Wie Hay, profissional de TI e pregador, Singapura

A velocidade com que o ChatGPT coleta e filtra informações, integra e classifica dados e fornece resumos em vários idiomas confere a ele uma inteligência que nenhum ser humano normal possui.

Essa tecnologia significa que os cristãos que procuram conselhos bíblicos podem pedir que o ChatGPT aplique passagens das Escrituras a vários contextos. Os muitos recursos do ChatGPT na área de idiomas podem facilitar o estudo exegético de versículos da Bíblia, desde o idioma original do texto bíblico até vários idiomas locais.

O ChatGPT não é um ser humano capaz de distinguir a vontade de Deus ou de determinar a verdade da Bíblia. Portanto, a percepção bíblica do ser humano é fundamental para decidir se a resposta do ChatGPT está de acordo com sua fé.

Como pregador, sou grato pelo fato de que o ChatGPT ajudará muito a acelerar o preparo de esboços de sermão. E, ao mesmo tempo, o pastor ainda precisa ter um relacionamento íntimo com Deus, para ser sensível em captar a sabedoria e a orientação divinas. Minha esperança é que, com a rapidez do ChatGPT em responder ao que lhe pedirmos, o pastor possa passar mais tempo cultivando um relacionamento íntimo com Deus.

Article continues below
Sharath Chandra Kogila, gerente de linha de produtos que trabalha em iniciativas de IA na Dell Technologies, Bangalore, Índia

Precisamos imediatamente lidar com a sobrecarga de informações. Devido à quantidade de informações a que estamos expostos, nossa cognição fica prejudicada e nossa capacidade de resumir, entender e extrair valor da informação é desafiada. A partir desta geração, contaremos com sistemas de IA, como o ChatGPT, que são baseados em modelos de linguagem grande, para interpretar e resumir as informações para nós. O problema que vejo aqui é que os modelos podem ser treinados para refletir uma visão de mundo ou uma ideologia específica, quando lerem informações (incluindo a Bíblia). Isso afetaria especialmente alguém novo na fé que estivesse em busca de recursos e informações.

Qualquer tipo de conteúdo, inclusive áudios, pode ser produzido de modo a parecer real usando sistemas GPT. Isso é um risco sério, já que não podemos perceber a diferença entre o que é verdadeiro, o que é falsificado ou o que é modificado a partir de um conteúdo original. Além disso, com esses sistemas, as informações não podem ser rastreadas até uma fonte — ao contrário do acesso às informações pela web, no qual as informações devem estar vinculadas a um site cuja autenticidade pode ser verificada com mais facilidade. Nesses casos, ou as informações todas são confiáveis ou nenhuma delas é. Quando tais metodologias são usadas, os sistemas de IA têm ou um ponto de vista neutro ou um ponto de vista politicamente tendencioso, ambos indesejáveis quando se interpretam situações de uma perspectiva bíblica.

Article continues below
Batseba Kassahun, consultora de recursos humanos, já assessorou empresas nas áreas de saúde digital, e-learning e telecomunicações, Addis Abeba, Etiópia

Com demasiada frequência, a igreja global valoriza a cultura ocidental, independentemente de essa cultura ter alguma conexão histórica que seja cristã. Embora atualmente não tenhamos o ChatGPT disponível na Etiópia, temo que se torne apenas outra ferramenta que levará os cristãos a glorificarem ainda mais a cultura ocidental. Também me preocupo que suas respostas e aplicações para nós, etíopes, sejam limitadas, já que o ChatGPT foi projetado para funcionar em um contexto muito diferente.

Os cristãos que têm acesso ao ChatGPT precisam lutar com o fato de que essa IA produz sermões e ensinamentos com desenvoltura. Se esta ferramenta pode fazer isso, quanto mais não pode também replicar nosso estudo pessoal da Bíblia? Nossa transformação pessoal acontece por meio do estudo e da pesquisa que nós mesmos fazemos na Bíblia. O que acontecerá se nos alimentarmos apenas de resumos e conclusões?

Um profissional de TI e líder de pensamento em IA, cujo trabalho no setor público não o autoriza a emitir uma opinião pública, devido à natureza de sua função, Índia

Ao interagir com um usuário, ferramentas de processamento natural, como o ChatGPT usam um processo conhecido como incorporação de palavras. Cada incorporação de palavra tem suas próprias regras matemáticas internas para associar palavras diferentes, de modo a construir uma frase para responder a uma consulta.

Atribui-se uma probabilidade a cada palavra em uma lista de palavras potencialmente próximas para construir uma frase, e uma palavra final é escolhida, com base na probabilidade máxima ou no resultado da preferência (viés), introduzido através do aprendizado por reforço com feedback humano.

Como resultado, qualquer consulta que o ChatGPT responda depende dos dados de treinamento usados no pré-treinamento e do feedback humano fornecido ao ajustar o modelo. Os dados de treinamento da Internet usados pelo ChatGPT têm [coletâneas escritas] pró-cristãs, bem como [coletâneas] críticas ou anticristãs.

Além disso, chatbots como o ChatGPT podem ser deliberadamente envenenados por dados falsos ou sintéticos, e podem alucinar respostas (ou seja, gerar respostas convincentes, mas falsas). Portanto, qualquer resposta do ChatGPT precisaria passar por uma avaliação crítica de sua validade teológica e de sua precisão histórica.

Article continues below

Mesmo com essas sérias limitações, o ChatGPT é uma ótima ferramenta para estudar a Palavra de Deus, pois fornece prontamente referência concisa e gratuita a uma vasta quantidade de ensinos bíblicos de qualidade, por meio de inúmeros blogs, discussões, discursos, comentários, mapas, gráficos, manuais, livros de teologia sistemática, livros cristãos em geral e Bíblias de estudo.

Para os cristãos indianos que desejam usar o ChatGPT, para o bem ou para o mal, essa vasta quantidade de conhecimento está disponível principalmente em inglês, e não há muitas opções nos idiomas indianos locais, como o hindi ou outras 21 línguas oficiais.

Marcelo Cabral, gerente editorial e educacional da ABC2 (Associação Brasileira de Cristãos na Ciência), São Paulo, Brasil

Por um lado, o ChatGPT pode fornecer estrutura, sugestões de intérpretes e resumos acessíveis de tradições teológicas que podem melhorar muito as práticas de leitura e o planejamento de estudos bíblicos de cristãos (tanto leigos quanto ordenados).

Por outro lado, o ChatGPT se tornará mais um obstáculo (somando-se à mídia social) para os cristãos que buscam uma reflexão profunda em torno dos textos bíblicos. Ele desencoraja os cristãos a lerem o texto bíblico por si mesmos e a permitirem que o texto os “leia” em troca. Esse trabalho intelectual e espiritual pode ser superautomatizado, atrofiando mentes e corações no processo formativo de pensar e criar.

Benjamin Bimanywaruhanga, profissional da área de IA, Uganda

Os ugandenses são espirituais e gostariam de aprender quais são os ensinamentos da Bíblia que se relacionam com suas situações da vida real. Muitos usariam o ChatGPT, se este fosse criado pensando neles.

No entanto, embora o mundo desenvolvido tenha se beneficiado da Internet como fonte de conhecimento, ela frustrou a maioria da população nos países em desenvolvimento. A maioria das pessoas não fala os idiomas internacionais que circulam pela Internet, de modo que apenas a elite a utilizou anteriormente como fonte de informação.

Article continues below

Com o aumento da penetração da Internet e com o número crescente de aplicativos de Internet baseados em bate-papo, que usam vias [de comunicação especializada], há uma oportunidade para que muitos do mundo desenvolvido voltem-se para esses lugares em busca de conhecimento. No entanto, isso depende de que ferramentas como o ChatGPT operem nos idiomas locais. Quando isso ocorrer, veremos a adoção de aplicativos do tipo do ChatGPT suplantar o número de usuários no Ocidente, algo semelhante ao fato de esta parte do mundo estar ultrapassando o mundo desenvolvido na revolução do dinheiro móvel.

ChatGPT

Ferramentas para processamento de linguagem natural, como o ChatGPT, mudarão a forma como interpretamos a Bíblia ao aumentarem a acessibilidade a interpretações e explicações bíblicas, fornecerem diversas perspectivas, permitirem a compreensão contextual e oferecerem orientação personalizada.

Elas permitem acesso imediato à informação teológica, tornando-a mais inclusiva. O ChatGPT pode processar uma ampla variedade de fontes, promovendo uma compreensão diversificada da Bíblia. Ele pode analisar contexto, antecedentes históricos e referências culturais, ajudando a fazer interpretações precisas. A ferramenta se envolve em interações de conversação, ajudando os usuários a transitarem por conceitos complexos e a aplicarem ensinamentos a circunstâncias pessoais.

No entanto, os chatbots de IA são ferramentas, e não substituem a interpretação humana. A complexidade da Bíblia requer expertise, discernimento e compreensão teológica. Embora os chatbots de IA forneçam informações valiosas, o envolvimento com teólogos e estudiosos experientes continua sendo essencial para uma interpretação abrangente da Bíblia.

Traduzido por Mariana Albuquerque

Editado por Marisa Lopes

-

[ This article is also available in English español Français 한국어 Indonesian, and 日本語. See all of our Portuguese (Português) coverage. ]