Em 2023, os versículos mais lidos entre os brasileiros têm seu foco voltado para a provisão de Deus.

Aqueles que leram Bíblias digitais se mostraram mais propensos a procurar por versículos como Josué 1.9, seguido por Jeremias 29.11 e Isaías 41.10, de acordo com o aplicativo YouVersion.

Valdemar Kroker, que pastoreia a Igreja Irmãos Menonitas, em Curitiba, Paraná, não achou esses resultados surpreendentes.

“Já ouvi meu pai cantar essa passagem inúmeras vezes”, disse ele.

Quase todos os versículos que figuraram na lista dos 10 mais lidos no Brasil são textos do Antigo Testamento que carregam um tom de “promessa”, de acordo com Paulo Won, pastor presbiteriano, professor de teologia e criador de conteúdo.

“O foco está no que Deus pode fazer em nós, no sentido de nos conceder vitórias na vida, mais do que em como podemos ser moldados à vontade de Deus, e, assim, viver um discipulado que pressuponha eventuais dificuldades e tribulações”, disse ele. “É um diagnóstico claro de que nossa maneira de viver o evangelho é em grande parte triunfalista”.

O destaque dado a estes versículos sugere que os cristãos não estão sendo ensinados a lidar com a Bíblia como uma grande narrativa ou a considerar o contexto de onde foram extraídos esses versículos”, afirma Cynthia Muniz, bióloga e teóloga.

“O próprio cenário evangélico brasileiro tem sido fortemente influenciado por teologias voltadas para sucesso, de modo que alguns desses textos podem ser entendidos como promessas pessoais de prosperidade e vitória, inclusive materiais”, disse ela.

Entre os aplicativos da YouVersion estão ferramentas projetadas para ajudar as pessoas a ler a Bíblia com mais frequência e a orar com mais regularidade. Eles foram baixados 11,2 milhões de vezes em 2023, um aumento de 112% em relação a 2022. (A YouVersion também observou que trabalhou com 150 parceiros, para lançar 330 novos planos de leitura da Bíblia em português, no ano passado.)

“Este ano, nossa equipe realmente se concentrou em expandir parcerias no Brasil, porque queremos que todos tenham acesso fácil a conteúdo bíblico de qualidade em seu idioma nativo”, disse Bobby Gruenewald, fundador e CEO da YouVersion. “Mais do que qualquer outra coisa, queremos ajudar as pessoas a experimentar o amor de Deus, e nosso ministério não seria possível sem esses parceiros incríveis com quem trabalhamos no Brasil, que têm verdadeira paixão por investir no crescimento espiritual de suas comunidades.”

Article continues below

Boletins gratuitos

Mais boletins

O uso diário da Bíblia no aplicativo da YouVersion aumentou 27% no Brasil, em 2023. Mas esse fervor pela leitura da Palavra de Deus não se limitou a versões bíblicas digitais. Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, em média, o país imprime sete Bíblias por minuto.

Apesar de toda essa energia em relação ao envolvimento com a Bíblia, uma leitura atenta da lista de versículos da YouVersion também fornece um feedback para a igreja brasileira. Além de identificarem um tom triunfalista entre as passagens mais populares, os teólogos também notaram a escassez de versículos bíblicos que contêm citações das palavras de Jesus. Dos 10 versículos da lista dos mais lidos, apenas dois encontram-se nos Evangelhos, e apenas um deles contém citação das palavras de Jesus (Mateus 6.33).

“Na verdade, não estamos apenas lendo muito pouco, mas também pregando muito pouco os Evangelhos”, disse Won. “Associamos os evangelhos a histórias sobre Jesus que muitas vezes não carregam a ênfase de prosperidade e sucesso que muitas de nossas igrejas favorecem”.

Por exemplo, Mateus 6.33 faz parte do Sermão do Monte, passagem que reúne os principais ensinamentos de Jesus a seus discípulos e que está repleta de conselhos sobre como encarnar esses valores para o mundo. Mas as igrejas de hoje prestam muito pouca atenção aos capítulos 5 a 7 de Mateus, diz Cynthia Muniz.

“Como mostram os dados, estamos lendo muito pouco os Evangelhos. Isto é preocupante, porque eles estão no centro da mensagem do Novo Testamento”, disse ela. “Além disso, como seguidores de Jesus e chamados a ser ‘seus imitadores,’ é essencial que meditemos em suas Palavras e nos inspiremos em suas ações. Não há dúvida de que temos muito a aprender com Jesus”.

Article continues below

Muniz e Won também expressaram preocupação com uma tendência dos leitores da Bíblia no Brasil: a de tirar um versículo de seu contexto mais amplo.

Romanos 8.28 diz: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. Esse versículo faz parte de uma seção maior do texto, na qual Paulo discute “as adversidades do tempo presente, ainda sob os efeitos do pecado e nossa participação nos sofrimentos de Cristo para que possamos também participar de sua glória”, disse Muniz.

“Este texto é um bom exemplo de como não levar em conta o contexto e ler o versículo de forma isolada pode levar a interpretações erradas”, acrescentou.

A ideia de vitória que Paulo sugere não se refere à “prosperidade nesta vida nem à conquista de qualquer coisa mundana”, diz Won.

“A vitória é sobre a morte e o pecado, sobre os principados e potestades”, afirma ele. “É a vitória máxima de Cristo, na qual, nele, participamos. Nesse sentido, ler o texto como um simples bem-estar para os crentes não é apenas uma leitura inadequada, mas uma deturpação diabólica do verdadeiro triunfo que temos no Senhor”.

Segundo Won, a igreja brasileira precisa ler mais Mateus 11.29: “aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração”.

“Estamos vivendo uma intensificação da polarização em diversos âmbitos da sociedade. Para mim, o chamado de Jesus à mansidão e à serenidade não deve ser esquecido”, diz ele.

Kroker enfatiza que Jesus precisa ser nosso maior exemplo. Os líderes da igreja brasileira precisam dedicar mais sermões aos Evangelhos, com um foco voltado especificamente para a natureza, as ações e a missão de Jesus, segundo ele.

“Precisamos de sermões narrativos que destaquem de forma mais vívida o exemplo de todas as qualidades e atitudes que se esperam de nós e que vemos na vida de Jesus”.

-

[ This article is also available in English. See all of our Portuguese (Português) coverage. ]