Uma dura verdade — daquelas que nos faz estremecer — pode não ser a melhor maneira de começar um devocional de Natal, mas continue aqui comigo, enquanto explico: esperança dá muito trabalho. Sim, Jesus nos traz a esperança última; porém, tal como muitos aspectos da fé cristã, viver com esperança nem sempre é fácil. A história da nossa fé pode incluir alguns belos dias de sol no mar da Galileia, mas se baseia em uma cruz. Se formos honestos, sabemos que não será uma jornada fácil; portanto, vamos digerir algumas verdades que podem nutrir e edificar em nós essa coisa chamada esperança.

Em Efésios 1, Paulo escreve à igreja sobre a realidade da esperança e como ela não está vinculada a nada que a própria igreja possa conquistar. Isso nos dá um certo alívio: não se trata do que podemos fazer. Não, a esperança surge em cena quando a igreja para de tentar alcançá-la por si mesma e, em vez disso, coloca a sua esperança no poder de Cristo e na sua autoridade sobre todas as coisas.

Parece simples meramente “abrir mão e deixar por conta de Deus”, como diz o slogan conciso, mas pense nisso novamente. Tente se lembrar da última vez em que você teve de parar de tentar fazer as coisas sozinho e deixar que alguém fizesse por você — projetos do trabalho, criação de filhos ou até mesmo seu próprio ministério. Esse nível de confiança e de abrir mão do controle pode parecer algo quase impossível. Adoramos dizer que colocamos nossa esperança em Jesus, mas é muito mais fácil colocar a nossa esperança em nossas próprias competências e habilidades. É por isso que a esperança dá trabalho, porque dá trabalho abrir mão do controle.

Boletins gratuitos

Mais boletins

Perceber os limites da minha própria força me ajuda a confiar em Jesus como o criador da esperança em minha vida. Em Efésios 1.19, Paulo fala da imensurável grandeza do poder de Deus. Em um cômico contraste, eu acordo mancando todas as manhãs, em meu corpo de 49 anos de idade. Aparentemente, o sono agora é um esporte de contato e, quando vou para a academia, meu objetivo é me alongar o suficiente para não sentir dores quando acordar, na manhã seguinte. Minha força tem limites. Mas Efésios deixa claro que a força daquele que realmente nos dá esperança é imensurável. Não há limite para sua grandeza e seu poder. Nenhum. Isso é algo em que todos mós realmente podemos depositar a nossa esperança, independentemente das circunstâncias.

Aqui está o fator que faz a diferença: a autoridade do nosso Rei todo-poderoso na verdade nos foi concedida a partir das riquezas de sua graça, e vive dentro de nós, cristãos. Podemos recorrer à autoridade do nosso Criador, nesta época de Natal, de modo a permitir que a força dele flua dentro e através de nós. Em meio a toda a agitação desse período de Natal, sempre acompanhada das inevitáveis mentes cansadas e dos corpos doloridos, permita-se encontrar sua esperança na força e na autoridade de Deus. É melhor assim.

Carlos Whittaker é contador de histórias, palestrante e autor de Moment Maker, Kill the Spider, Enter Wild e de seu último lançamento, How to Human.

-

[ This article is also available in English español Français 简体中文 한국어 Indonesian 繁體中文, and русский. See all of our Portuguese (Português) coverage. ]