A época do Natal nem sempre é alegre e animada. Na verdade, ela pode vir carregada de mágoa, tristeza, lágrimas e dor. Eu entendo isso de perto. Desde 30 de junho de 2021, essa época do ano, para a minha família, tem sido marcada por lágrimas e tristeza. Naquele dia, nossa filha de 20 anos morreu em um trágico acidente de carro, enquanto voltávamos juntos das férias. Em questão de segundos, nossa primogênita nos foi tirada.

A morte é nossa inimiga. Odeio a morte — estou cansado de lágrimas. E, no entanto, se aquele dia de junho é o dia da minha maior tristeza, então, Apocalipse 21 é a minha maior fonte de esperança e de consolo. E pode ser a sua também.

Em suas palavras, encontramos a certeza da vitória eterna que Jesus garantiu ao seu povo. O amoroso Pastor enxugará dos nossos olhos toda lágrima e erradicará o pecado, a morte e o diabo para sempre. Essa é a nossa recompensa futura e o destino de todos aqueles que são pessoas de fé.

O escopo do evangelho de Jesus Cristo não se limita à salvação de nossas almas. Inclui a restauração e a redenção de tudo o que foi perdido na queda do homem, em Gênesis 3. Essa restauração envolverá um novo céu, uma nova Jerusalém e corpos aperfeiçoados que serão ressuscitados para habitar em uma nova terra gloriosa. Aguardamos ansiosamente a transformação de todo o universo.

A visão do que está por vir, captada em Apocalipse 21, será nova em qualidade e superior em caráter àquela que temos agora. Assim como o texto prediz o fim do mundo que hoje conhecemos, imediatamente também fala da chegada de um novo e magnífico começo. Esta nova terra é o lugar em que o reino de Cristo será revelado em sua plenitude; onde o próprio Deus reinará como único Rei sobre tudo, e habitará em paz e poder entre o seu povo.

Boletins gratuitos

Mais boletins

Esta é a essência da salvação: um relacionamento íntimo e pessoal com o próprio Deus, que não tem fim e que é para todo o sempre. Não haverá necessidade de partidos políticos opostos e de divisões denominacionais, pois todos seremos reunidos para adorá-lo e servi-lo, para governar e administrar com ele. Não haverá mais morte. Haverá um trabalho com propósito a realizar, família e amigos para desfrutar, sem medo de uma separação, e uma eternidade de aprendizado e e de descobertas. Será uma realização contínua do nosso anseio mais profundo de união com Deus e de uns com os outros.

A esperança desse grande dia me ajuda a perseverar hoje, mesmo quando a tragédia que aconteceu em nossa família e a tristeza na época do Natal parecem insuportáveis. Nosso Senhor chegou com grande humildade naquele primeiro Natal, mas retornará novamente em vitória absoluta. A poderosa visão dada ao apóstolo João, no livro de Apocalipse, termina com o Senhor dizendo: Sim, venho em breve! Ao que João responde, juntamente com todos os corações tristes: Amém. Vem, Senhor Jesus!

Craig Smith é o pastor principal da The Vail Church.

-

[ This article is also available in English español Français 简体中文 한국어 Indonesian 繁體中文, and русский. See all of our Portuguese (Português) coverage. ]