[CT tem mais de 60 artigos traduzidos em português, incluindo: “Os 50 países em que é mais difícil ser cristão em 2021”]

Nos últimos dias, enquanto o coronavírus foi declarado como uma pandemia global e países tomaram medidas urgentes para conter a propagação da infecção, eu gostaria de poder dizer que meu primeiro impulso foi orar. Mas, provavelmente, é mais honesto dizer que o que fiz foi me atualizar obsessivamente nos canais de notícias de minha confiança.

A crise é urgente e me sinto impotente. Mas talvez me sentir assim seja o melhor lembrete para orar. A oração é uma forma de praticarmos ativamente nossa fé de que Deus tem o mundo inteiro em suas mãos, de uma maneira simples e confiante. É onde permitimos "que as súplicas e os louvores transformem nossos receios em orações, permitindo que Deus os conheça" (Fil. 4. 6–7, A Mensagem). A oração nunca é o último recurso para o povo de Deus. Mas é a nossa primeira e mais importante atitude.

Com isso em mente, reuni uma lista de 20 orações para fazermos durante esta pandemia. Cada uma delas aborda as necessidades específicas de uma comunidade específica. Tenho a alegria de fazer parte de uma igreja com muitos profissionais da área médica, alguns dos quais me deram conselhos sobre a melhor maneira de orar por eles neste momento. Incluí aqui o que eles me disseram. Eu também tentei pensar de uma forma mais ampla sobre como o restante de nós está sendo impactado pela crise atual.

Sem dúvida esta lista não é completa, mas vai servir como um bom ponto de partida. Minha esperança é a de que ela possa nos fornecer palavras apropriadas ao orarmos coletivamente (e também virtualmente!) como corpo de Cristo. Cremos que existe um Deus que inclina os seus ouvidos para ouvir, e por isso oramos:

1. Para os doentes e infectados: Deus, os cure e ajude. Sustente seus corpos e espíritos. E contenha a propagação da infecção.

2. Para as populações vulneráveis: Deus, proteja nossos idosos e aqueles que sofrem de doenças crônicas. Sustente os pobres, especialmente os que não possuem acesso ao sistema público de saúde, ou planos privados.

Article continues below

Boletins gratuitos

Mais boletins

3. Para os jovens e os fortes: Deus, dê a eles o cuidado necessário para impedir que eles espalhem involuntariamente esta doença. Os inspire a colaborar.

4. Para nossos governos locais, estaduais e federais: Deus, ajude nossos políticos eleitos à alocarem de forma sábia os recursos necessários para combater essa pandemia. E os ajude a disponibilizarem mais testes de contaminação pelo vírus.

5. Para a nossa comunidade científica, que lidera a tarefa de compreender com profundidade a doença e comunicar sua gravidade: Deus, dê a eles conhecimento, sabedoria e uma voz persuasiva.

6. Para a mídia, comprometida em fornecer informações atualizadas: Deus, ajude-a a se comunicar com a seriedade apropriada, sem causar pânico.

7. Para os que confiam na mídia, procurando estar bem informados: Deus, os ajude a encontrar as informações mais úteis que os prepare para serem bons vizinhos. Os mantenha afastados da ansiedade e do pânico e os permita implementar as recomendações dadas, mesmo que isso custe algo para eles mesmos.

8. Para aqueles com problemas de saúde mental que se sentem isolados, ansiosos e desamparados: Deus, dê a eles todo o apoio e suporte de que necessitam.

9. Para os sem-teto, incapazes de praticar os protocolos de distanciamento social: Deus, proteja-os de doenças e forneça a cada um deles abrigos que sirva de isolamento em todas as cidades.

10. Para viajantes internacionais retidos em países estrangeiros: Deus, ajude-os a voltar para casa com segurança e rapidez.

11. Para os missionários cristãos em todo o mundo, especialmente em áreas com altas taxas de infecção: Deus, forneça a eles palavras de esperança e os capacite para amar e servir as pessoas ao seu redor.

12. Para trabalhadores das variadas indústrias que enfrentam demissões e dificuldades financeiras: Deus, livre-os do pânico e capacite sua igreja para apoiá-los generosamente.

13. Para famílias com crianças pequenas em casa: Deus, ajude mães e pais a se unirem criativamente para o cuidado e o desenvolvimento de seus filhos. Para mães e pais solteiros, amplie suas redes de apoio.

14. Para pais que não conseguem trabalhar de casa, mas precisam cuidar de seus filhos: Deus, dê a eles a capacidade para elaborar soluções criativas.

Article continues below

15. Para aqueles que precisam de terapias e tratamentos regulares que por esse tempo precisam ser adiados: Deus, ajude-os a permanecer pacientes e esperançosos.

16. Para os empresários que tomam decisões difíceis que afetam a vida de seus funcionários: Deus, dê sabedoria a essas mulheres e homens e ajude-os a liderar sacrificialmente.

17. Para os pastores e líderes de igrejas confrontados com os desafios do distanciamento social: Deus, ajude-os a imaginar criativamente como pastorear suas congregações e ao mesmo tempo amar as pessoas de suas cidades.

18. Para os estudantes cujos cursos estão sendo alterados, ou as vagas estão sendo canceladas, e cuja graduação é incerta: Deus, mostre a eles que, embora a vida seja incerta, a confiança deles está no Senhor.

19. Para cristãos em todos os bairros, comunidades e cidades: Que seu Espírito Santo os inspire a orar, a doar, a amar, a servir e a proclamar o evangelho, para que o nome de Jesus Cristo seja glorificado em todo o mundo.

20. Para os profissionais de saúde da linha de frente, agradecemos o chamado vocacional para nos servir. E oramos também:

  • Deus, mantenha-os seguros e saudáveis. Mantenha suas famílias seguras e saudáveis.
  • Deus, ajude-os a conhecer o diagnóstico e o tratamento desta doença, bem como a mudança de protocolos.
  • Deus, ajude-os a manter a mente atenta no meio do pânico ao redor.
  • Deus, liberte-os da ansiedade pelos seus entes queridos (pais idosos, filhos, cônjuges, colegas).
  • Deus, dê-lhes compaixão por todos os pacientes sob seus cuidados.
  • Deus, providencie para eles o sustento financeiro, especialmente se adoecerem e forem incapazes de trabalhar.
  • Deus, ajude os cristãos na área da saúde a exibirem uma "paz além de todo entendimento", para que muitos perguntem sobre o motivo de sua esperança.
  • Dê-lhes oportunidades para proclamar o evangelho.

Deus, confiamos que o Senhor é bom e sempre faz o bem. Nos ensine a ser seu povo fiel, neste momento de crise global. Nos ajude a seguir os passos de nosso fiel pastor Jesus, que deu sua vida por amor. Glorifique o seu nome ao nos capacitar com tudo o que for necessário para fazer a sua vontade. Amém.

Article continues below

Jen Pollock Michel é o autor de Ensine-nos a querer, mantendo-se e surpreendido pelo Paradox. Ela mora com o marido e os cinco filhos em Toronto. Esta peça foi adaptada de seublogrecente.

Editado por Marcos Simas

[ This article is also available in English español Français 简体中文 한국어 Italiano Indonesian, and 繁體中文. See all of our Portuguese (Português) coverage. ]